Escrever

Tenho vergonha de escrever aquilo que ainda não escrevi – não acreditem jamais que me orgulho disso, embora seja justamente isso que eu transmita. O meu texto favorito, intocável, preciso dividir a atenção dele com outros menores, mas que me atraem de um modo estranho, quase que incontrolável. Não, não é isso. É exatamente isso. Talvez o ideal seria nunca dar à luz um texto: sim, que ele permanecesse somente no mundo das ideias, pois lá ele é perfeito, irretocável, sublime. Transportá-lo ao papel é matá-lo, exaurir as suas forças e corrompê-lo. Pois que se fosse apenas aquele poema, tudo bem. No entanto, logo penso em outros – ah, mas o pensar não me traz problema algum! E em seguida me vejo com o lápis sobre o papel, e então começo atabalhoado e trêmulo a despejar toda a minha vontade sobre uma folha branca, que paulatinamente vai se sujando, tornando-se preta, para nunca mais ser apagada. E então está feito, e tenho que carregar isso para todo o sempre. Mas e quanto àquele poema? Provavelmente ele nunca saberá da presença dos demais, e vai se achar o preferido. E ele é o preferido, eu não tenho dúvida! E nem por isso os outros escritos vão deixar de existir; não serão ignorados, talvez um pouco relegados a gavetas escuras. Isso, sim (será que um texto menor pode se rebelar contra o seu autor?). Porém, não vão deixar de existir.

Preciso parar de escrever.

Mateus Campos

Um comentário sobre “Escrever

  1. Muito provavelmente das coisas mais lindas que já li suas. Tão leve mas também insuportável, e cheio de contradições expostas com delicadeza e desespero… Como se a escrita, para você, fosse muito mais que a escrita, tocando já a vida.

    E eu te compreendo.

Deixe um comentário

